O que é mandinga?

por Vivian Fonseca

Mandinga é sem dúvida um dos requisitos mais valorizados pelos capoeiristas das mais variadas vertentes em diversas partes do mundo. Aparecendo como um dom, não é qualquer jogador que ascende a esse patamar. Sendo assim, como definir quem a detém ou não?

Ela aparece como um elemento de diferenciação no mundo da capoeira, não sendo suficiente pertencer a algum grupo e/ ou escola para tê-la. A capoeira se coloca como uma manifestação na qual o passado, a tradição e o tempo de prática ditam a importância de determinado jogador. Por isso, usualmente, graças a essa própria dinâmica, os velhos mestres são reconhecidamente bons mandingueiros. No entanto, essa característica não é exclusiva a esses baluartes da arte. Um jovem capoeirista pode ser reconhecido pela sua “manha” e destreza no jogo e na vida. Como muitas vezes o jogo da capoeira e o jogo da vida se confundem como na famosa expressão “a vida imita a arte” e/ ou “a arte imita a vida”, quem for bom mandingueiro dentro dos limites da roda, saberá também lidar com as adversidades do dia-a-dia e se adequar tal qual a necessidade do momento. Nas palavras de diversos mestres, a mandinga aparece como uma espécie de savoir-faire que, em último grau, demonstra quem domina ou não os códigos da arte aqui tratada. Como se trata de um jogo de engano, o verdadeiro mandingueiro deve saber dissimular seus atos e intenções, fazendo dos movimentos de seu próprio corpo um mistério para seu camarada de jogo.

Como diria o sociólogo francês Loïc Wacquant, essas atividades carnais, que são ensinadas através da prática e da competência corporal só podem ser aprendidas em sua totalidade na instância última da experiência e dessa própria vivência corporal. Portanto, para viver a mandinga e compreendê-la em sua complexidade talvez fosse preciso entrar na roda. No mais, como essa possibilidade se faz distante, convido o leitor a apreciar uma compilação de depoimentos sobre, afinal, o que é mandinga?

Anúncios

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: