Nós vamos invadir sua praia…

Por André Schetino

Vi há algumas semanas na tv uma notícia que logo me remeteu à uma das irreverentes música da banda Ultraje a Rigor (que intitula esse post) e também ao meu camarada Rafael Fortes, que escreve aqui no blog. Era uma pequena reportagem cobrindo o IV Campeonato Mineiro de Surf, realizado no final do mês de agosto na praia de Geribá, em Búzios (RJ).

Os esportes náuticos em MG são bastante difundidos quando se trata de práticas que podem ser realizadas em rios, lagos, represas e afins, como o rafting, wakeboard, jet ski entre outros. No caso do surf, confesso que inicialmente achei inusitado, mas logo compreendi que o que acabara de assistir fazia parte de um movimento até comum nos esportes: a escolha de modalidades esportivas na qual sua prática é inviabilizada pela ausência de espaço próprio no local.

Talvez o maior exemplo disso esteja no filme “Jamaica abaixo de zero”, comédia que fez bastante sucesso, e hoje já figura entre os clássicos dignos das reprises da Sessão da Tarde. O filme mostra com boa dose de humor a participação da equipe da Jamaica nas provas de trenó no gelo, modalidade conhecida como bobsled.

Jamaicanos praticando bobsled, brasileiros com delegação nos Jogos Olímpicos de Inverno, campeonato brasileiro de esqui e snowboard realizado na Argentina, e mineiros nas ondas do surf são alguns exemplos do esporte quebrando barreiras geográficas. O caso do campeonato mineiro de surf (em sua 4ª edição) evoca o discurso do fascínio que os representantes das alterosas têm pelo mar. Apesar de faltarem indícios científicos que comprovem essa teoria, a escolha de pacotes turísticos e a alta taxa de ocupação de hotéis e pousadas nas praias por mineiros (dentre os quais me incluo) mostram que o discurso não é construído sem fundamento.

Para terminar em grande estilo, escolhi outro exemplo para ressaltar a relação dos mineiros com o surf, além de mostrar a amplitude das práticas do campo esportivo. Deixo vocês com o clipe da música  Harbor Patrol da banda mineira de surf music, chamada Estrume n’ tal. A banda figura entre as muitas que participam do “Primeiro Campeonato Mineiro de Surf”, festival de surf music que acontece em Belo Horizonte se encontra em sua 10ª edição.

Para saber mais:

IV Campeonato Mineiro de Surf – http://www.ysports.com.br/index.php?primario=sala&id_sala=96

10º Primeiro Campeonato Mineiro de Surf – http://campeonato.reverb-brasil.org/

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: