O Esporte Clube Bahia

Por Coriolano P. da Rocha Junior

No dia 1º de janeiro de 2011, o Esporte Clube Bahia, clube da cidade de Salvador comemorou seu aniversário de fundação e já são 80 anos de história.

Fundado em 1931, o Esporte Clube Bahia é considerado como o clube de maior torcida no estado da Bahia, aquele que provoca várias e intensas emoções em seus torcedores, nas mais diversas cidades da Bahia e mesmo do país, já que os baianos estão espalhados por todo o Brasil.

A fundação do clube se deu pela união dos jogadores de futebol de dois outros clubes da Bahia, a Associação Atlética da Bahia e o Club Bahiano de Tênis, que abriram mão de participar dos campeonatos locais de futebol. Desta forma, é que estes homens baianos se associaram e instituíram as bases deste que se tornaria um grande clube, apresentando-o ao baiano e a todo brasileiro numa data que se caracteriza por ser de festa e emoção, o 1º de Janeiro.

O Bahia ao longo de sua trajetória passou pelas mais diferentes fases e viveu realidades que fizeram seus torcedores vibrarem com as vitórias e chorarem com as derrotas e isto, nos campos e fora deles. O Bahia orgulha-se de possuir muitos títulos estaduais e também alguns títulos nacionais, de já ter tido jogadores de excelência vestindo suas cores, mas também pode lamentar o fato de ter vivido as dores dos insucessos nos campos de futebol e de ter enfrentado conflitos internos referentes à sua política, mas em todos estes tempos, sua torcida sempre expressou seu amor pelo Clube, tanto para celebrar as vitórias, quanto para criticar as suas mazelas.

As cores do Esporte Clube Bahia são as mesmas da bandeira do estado, fato que além do próprio nome o associa diretamente a Bahia, colocando o clube como uma marca e símbolo deste estado do nordeste brasileiro. Dentre seus símbolos, destaca-se a mascote que aparece na figura de um homem assemelhado ao super herói Super Homem, vestido com as mesmas cores da Bahia e do Bahia, ou seja, imagine-se um clube que assim como o herói, é praticamente invencível, com poderes especiais, ou pelo menos assim deseja sua torcida.

Quero destacar o fato de que na história do esporte baiano foram fundados uma quantidade imensa de clubes, majoritariamente de futebol. Destes, uns duraram quase nada, outros tiveram tempo médio de vida e poucos persistiram. Dentre estes que ficaram pelo caminho vemos o Sport Club Bahia. Assim anunciava o Jornal Diário de Notícias de 30/06/1913:

“No dia 1º do cadente, foi fundado nesta capital, esta sociedade sportiva, que se dedicará a regatas e ao foot-ball, além de outros divertimentos”.

Com 18 anos de diferença entre as suas datas de fundação, não há evidências de algum vínculo este clube e o atual Esporte Clube Bahia, mesmo tendo os dois o mesmo nome. Interessa apenas apontar que em outros tempos, já houve nestas terras uma equipe com a mesma denominação (guardada a diferença da escrita).

Quero saudar o Esporte Clube Bahia e seus torcedores pelo aniversário e também trazer alguns dados da história do esporte no estado da Bahia. Uma história que tem sido escrita em vínculo com a história do esporte no país, mas que guarda suas peculiaridades e particularidades, tendo em si as marcas da cultura baiana, representando os traços desta terra.

Anúncios

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: