Em favor do cotidiano: lazer e políticas culturais em Goiânia

Cleber Dias

cag.dias@bol.com.br

É com grande alegria que compartilho aqui mais um trabalho, dessa vez, dedicado a estudar os equipamentos culturais de Goiânia, bem como seu modo de distribuição pela cidade e suas relações com as politicas de lazer e de cultura: “‘Em favor do cotidiano: lazer e políticas culturais em Goiânia” (Ed. da PUC-Goiás, 2011).

O livro é resultado de uma pesquisa realizada ao longo de 2010, com apoio da Rede Cedes, Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer, do Ministério do Esporte.

“Quantas instalações dedicadas às artes, à cultura e ao lazer existem em Goiânia? Onde estão localizadas? Quais os critérios que orientam suas formas de distribuição social e geográfica? Para responder tais perguntas, este livro realiza um inventário dos equipamentos culturais de Goiânia, analisando-os à luz do contexto social mais geral da cidade. Cruzando e confrontando informações diversas, avaliaram-se as oportunidades disponíveis aos cidadãos de Goiânia para o acesso e o usufruto do lazer e da cultura. Nesse sentido, o esforço das políticas culturais da cidade aparece como veículo privilegiado para o atendimento das expectativas de consumo cultural dos privilegiados. Grupos com elevado poder de compra, moradores das áreas nobres e muitos anos de escolaridade são, em suma, os principais beneficiados por essas políticas. De que maneira então o poder público deve subsidiar ações nessa área? Como o Estado deve assumir o compromisso com a promoção cultural? Em favor do cotidiano: lazer e políticas culturais em Goiânia oferece suas reflexões a respeito”.

Para fazer download do livro completo, clique Em Favor do Cotidiano

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: