O esporte nas Alterosas

Por André Schetino

Olá amigos do História(s) do Sport. Como todo bom atleta, após o período de férias e pré-temporada, é com muita alegria que estreio nos campos do blog neste ano de 2012.

Nos últimos tempos tenho trabalhado (e me divertido) bastante com a Revista Alterosa. Trata-se de uma das revistas mais populares da capital mineira entre as décadas de 40 e 60, que em dezembro do ano passado foi disponibilizada on-line pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.

O primeiro número da Revista, em agosto de 1939.

Interessante perceber como o esporte aparece em uma “revista de sociedade” (ao estilo das mais conhecidas Fon Fon e Cruzeiro), dedicada principalmente ao público feminino. Apesar de não possuir uma seção exclusiva dedicada ao esporte (o que só acontece nos exemplares da década de 60), o mesmo aparece em suas páginas em praticamente todos os números.

Dicas de exercícios para manter a forma sem sair de casa, artistas do cinema americano em trajes esportivos, os grandes nomes do rádio esportivo e especialmente, a participação feminina nos esportes são alguns dos exemplos encontrados nas páginas da revista. Abaixo, uma reportagem do ano de 1942 (clique na imagem para ampliar)

Fonte: Revista Alterosa, ano 04, janeiro de 1942, p. 34

Fonte: Revista Alterosa, ano 04, janeiro de 1942, p. 35

A reportagem dá o tom de alguns valores esportivos da época, bem como do contexto da Belo Horizonte que começava a experimentar período de grande progresso. Uma cidade tão moderna, “forçosamente” deveria ser desportiva. A empreitada esportiva de Belo Horizonte iniciada e mal sucedida nos primeiros anos da capital finalmente começava a tomar corpo. Na verdade corpos: “atléticos”, “moços, palpitantes de saúde e de vitalidade”. 

Eis aí uma ótima dica de leitura para os interessados não somente na história do esporte, mas também na sociedade mineira nas décadas de 40 a 60. Nos próximos posts trarei mais algumas pitadas esportivas das Alterosas.

Para ter acesso à coleção completa da Revista Alterosa digitalizada pelo Arquivo Público da Cidade e Belo Horizonte é só clicar no link abaixo:

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=arquivopublico&tax=26801&lang=pt_BR&pg=6742&taxp=0&

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: