Barça – 75 años del F.C. Barcelona (1974)

75 años del barça

É com a sensação do dever cumprido que vimos apresentar o último filme espanhol do conjunto de cinco películas (todas comentadas neste Blog) com as quais encerramos nossa tese de doutorado. Texto entregue, o trabalho consistiu em um estudo de dez filmes, cinco deles brasileiros. Agora é esperar a crítica, a defesa e, quem sabe, um júri popular mais à frente. Vamos ver.

Isto posto, vamos à fita de hoje: Barça – Historia del F.C. Barcelona (1975). Observemos de pronto que foi o único documentário dentre a coleção de películas espanholas com as quais lidamos. Por esta característica e pelo fato de que, até onde pudemos verificar, sua exibição não foi nacional, se trata da fita de menor público: 86.673 pessoas a assistiram nos cinemas. Também foi aquela que mais me deu trabalho de encontrar. Nem o Museu e o Centro de Documentação do Barça, no complexo do Camp Nou, têm uma cópia. O diretor, com quem iniciei contatos intermediados desde o Brasil, faleceu. Somente pude assistir a essa película (tantas vezes quanto pude, no tempo que me permitiram permanecer) em um pequeno escritório da filmacoteca Catalã, no último dia de minha estada em Barcelona. Mas consegui.

Pois bem, a confecção dessa obra foi encomendada pelo clube Barcelona, com vistas à comemoração dos 75 anos da entidade. Deveria fazer parte de uma série de iniciativas que compunham as festividades. A agenda oficial se realizou entre 06 de novembro de 1974 a 01 de dezembro de 1975 e incluíram dois amistosos com o time principal de futebol: um contra o Manchester, no dia da abertura dos festejos, e uma outra partida, contra a Seleção da República Democrática da Alemanha, no dia 27.

Para além dos eventos esportivos, a diretoria do Barça mobilizou a imprensa, a deputância (onde ocorreu a cerimônia oficial de encerramento das comemorações), promoveu missa e encontro no famoso e belo monastério de Montserrat e convidou e recebeu a visita dos presidentes da UEFA, Artemio Franchi e da FIFA, o nosso conhecido João Havelange. Por essas e outras podemos perceber que se tratou de um grande evento.

Do filme de Jordi Feliu (1926 – 2012), muito bem realizado, cabe destacar um recurso narrativo de grande resultado. Apesar de documental, Feliu não se inibiu ao inventar um certame síntese. “Uma partida especial”, conforme ouvimos em off, “porque formada por muitas partidas”:

A cada momento as camisas dos adversários do Barça trocam suas cores. Porque se trata do Barça contra todos. É o símbolo de todas as partidas do Barça. Formada por fragmentos de todos os jogos cuja totalidade seria impossível representar neste filme. Uma partida na qual o protagonista, por sua vez, não é o jogo ou seu resultado: (…) é o homem.

E tem mais, esclarecem: “nesta película não pode aparecer a palavra fim”. Um jogo, um campeonato, uma temporada têm fim, o Barça e o Barcelonismo não (é o recado).

O belo filme (com declinações líricas e mesmo poéticas em mais de uma oportunidade) é uma ode à “Barcelonidade”. Um outro nome para “Catalanidade”, termo que certamente soaria bem menos tragável pela censura Franquista, em plena vigência, mesmo cerca de um ano antes da morte do ditador. A fita, portanto, é um hino ao povo, cultura, expressões Catalãs, corporificadas pelo Barcelona – já na época “mais que um clube”. O legal é que isso é feito de modo muito explícito, mas simultaneamente muito delicado.

Eu diria que um conjunto forte de sequências do filme acontece quando Feliu vai preparando o ambiente do jogo para o público, para os jogadores, nos arredores do estádio, na cidade e “em cada rincão do interior e da costa das terras catalãs”.  A construção desse momento, com a chegada mais cedo dos expectadores, a excitação da torcida, o aquecimento dos jogadores, o alvoroço do Estádio e , depois, as ruas vazias… enfim.

Jorge Feliu chegou a afirmar em entrevista que não sabia nada de futebol: pode ser[1], mas de cinema ele batia um bolão…

 

 


[1] “Barça, 75 años de historia del fútbol club barcelona (documental)”. Disponível em: http://www.blaugranas.com/barca_75_anos_de_historia_del_futbol_club_barcelona_documental-itemap-118-33934-1.htm. Consultado em 31 de janeiro de 2013.

 

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: