“Um bairro, um esporte, uma agremiação: o Tijuca Tênis Clube (1915-1931)”: novo título

Capa.Tijuca

“Um bairro, um esporte, uma agremiação: o Tijuca Tênis Clube (1915-1931)” é o terceiro título da coleção “História do Esporte: olhares e experiências”. Dessa vez, nosso interesse se deslocou para um dos bairros mais peculiares e importantes do Rio de Janeiro: a Tijuca.

A agremiação investigada, assim, foi tratada como uma porta de entrada para nos debruçarmos sobre a história e os processos de urbanização do Rio de Janeiro. Para abordar o tema, adotamos uma postura de diálogo disciplinar entre as contribuições da História e da Geografia.

O clube é nosso interesse central, mas procuramos entende-lo na imbricação de outros percursos: a estruturação do tênis, a pregressa vida esportiva da Tijuca, a história do bairro. Da mesma forma, ao abordarmos a trajetória da agremiação, tentamos compreender suas estratégias de organização, ações esportivas e atividades sociais.

Esperamos que o(a) leitor(a) aprecie a leitura e que este livro possa ser mais uma contribuição para desvendarmos outra faceta da história do Rio de Janeiro.

O livro pode ser acessado gratuitamente aqui:

Tijuca.Tenis.Club.2021.EBOOK

Para acessar os outros dois títulos da coleção:

Um olhar sobre as revistas, Abrahão Saliture, Barra da Tijuca: coleção “História do Esporte: Olhares e Experiências”

 

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: