Clarice Lispector, Zagallo e João Saldanha

por Victor Andrade de Melo

No ano de 2017, por ocasião dos 40 anos da morte de uma das mais cultuadas escritoras da língua portuguesa, Clarice Lispector, relembrou-se vários aspectos de sua obra, inclusive uma série de entrevistas que conduziu e publicou em alguns jornais e revistas, parcialmente reunidas num livro (“Entrevistas”, organizado por Claire Williams) e recriadas num filme (“De Corpo Inteiro”, dirigido por Nicole Algranti).

Entre as entrevistas, houve duas com importantes personalidades do futebol, Zagallo e João Saldanha, realizadas em pleno ano da Copa do Mundo do México, 1970. A relação de Clarice com o futebol já tem sido discutida. Vale a pena, por exemplo, conhecer o publicado no blog Literatura e arquibancada (http://www.literaturanaarquibancada.com/2011/10/clarice-lispector-e-o-futebol.html) e o escrito pelo amigo Edônio aqui neste blog (https://historiadoesporte.wordpress.com/2010/06/10/clarice-lispector-e-o-futebol/).

Apresentamos aqui na íntegra uma entrevista com Zagallo e um comentário sobre João Saldanha, publicados respectivamente no Jornal do Brasil de 28 de março de 1970 e 7 de novembro de 1970.

Certamente o leitor vai se deleitar com o inusitado e a inteligência de Lispector.

* Entrevista Zagallo

Para ver em melhor resolução:

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_09/5220?pesq=lispector+futebol

*Comentário sobre Saldanha

Para ver em melhor resolução:

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_09/19925?pesq=lispector+futebol

.

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: