Cineclube Sport – Leão da Estrela (1947) – 21 de setembro – 18 horas

Cineclube “Sport”

Cinema e esporte, mesmo possuindo raízes anteriores, são manifestações culturais típicas da modernidade. Constituem-se em poderosas representações de valores, sensibilidades e desejos que permearam o ideário e imaginário do século XX: a superação de limites, o extremo de determinadas situações (comuns em um momento onde a tensão e a violência foram constantes), a valorização da tecnologia, a consolidação de identidades nacionais, a busca de uma emoção controlada, o exaltar de um conceito de beleza. Cinema e esporte juntos celebraram as idéias de velocidade, eficiência, produtividade. Juntos cultivaram muitos heróis.

Com o intuito de aprofundar as discussões sobre as relações entre história, cinema e esporte, o “Sport”: Laboratório de Historia do Esporte e do Lazer (www.sport.ifcs.ufrj.br) promove o “Cineclube Sport”.

As atividades são realizadas no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ, sala 320F, contando com a presença de convidados para debater o filmes.

Próxima Atividade

21 de setembro – 18 horas

* O Leão da Estrela (1947)

– Diretor

Arthur Duarte

– Sinopse

Anastácio da Silva, sportinguista ferrenho, vai ao Porto assistir à Final da Taça, levando consigo a mulher e as duas filhas. Ficam hospedados em casa da riquíssima família Barata, que acredita que os seus convidados também têm distintas origens. A situação complica-se quando Eduardo Barata, o filho do casal, se apaixona por Jujú, filha de Anastácio, e os dois decidem casar-se. A cerimônia é em Lisboa e o pai da noiva tem que manter as aparências a todo o custo.

– Debatedor

Maurício Drumond

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: